Alunos do Projeto Recicla ETEC já recuperaram 60 computadores RECEBER, montar, juntar e doar. Esse é o lema do projeto Recicla ETEC promovido pela Escola Técnica Estadual Antonio Devisate.

Link

 Matéria publicada originalmente no Correio Mariliense em 24/05/2012
HOJE SÃO QUATRO ALUNOS que reciclam os computadores, além dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, o laboratório serve para a prática destes conhecimentos

Com um ano de vida, o projeto que tem o intuito receber o lixo eletrônico, reciclar as peças boas e posteriormente montar novos computadores tem a parceria de todos os alunos da escola que ao todo, já conseguiram resgatar 60 computadores no meio do lixo eletrônico.

Hoje, não existe um método seguro de descarte do lixo eletrônico à disposição da população. Por terem em sua composição metais pesados, esses produtos contaminam o meio ambiente e podem causar doenças sérias a quem os manipula sem proteção adequada.
Baseando-se nestes dados,é coordenado pelo Profº Fabio Henrique Zanella Moura o projeto Recicla ETEC que surgiu no ano de 2011 com a iniciativa de minimizar os riscos ambientais causados pelo lixo eletrônico, uma vez que a quantidade de lixo eletrônico produzido hoje no mundo é muito grande. Com isso, pensou-se na maneira mais viável de aproveitar esse lixo e transformá-lo em um produto que beneficiasse a toda a sociedade.
Os trabalhos realizados pelo projeto são inteiramente gratuitos e destinados a ajudar entidades através da coleta, reciclagem e reaproveitamento o lixo proveniente da Informática. “Começamos o projeto e não sabíamos que iria dar tão certo dentro da nossa escola” disse o coordenador. Os 60 computadores consertados foram destinados para entidades do município, bem como para a própria ETEC que muitas vezes precisa dos equipamentos.
Para ele o projeto promove a sensibilização ambiental dos alunos e ao mesmo tempo recicla os conhecimentos que envolvam os procedimentos atualmente adotados para o lixo tecnológico. “Hoje são quatro alunos que reciclam os computadores no nosso laboratório, além dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, o laboratório serve para a prática destes conhecimentos ” destacou Fabio Henrique.
Um dos grandes objetivos do projeto Recicla ETEC é tornar-se uma referência na cidade no que diz respeito ao lixo eletrônico para que esta possa vir a beneficiar a população. “Quem tiver algum lixo eletrônico em casa pode trazer aqui na ETEC que vamos aceitar e reciclar”. O Profº Fabio disse ainda que caso alguma empresa também tenha materiais e não sabe para onde destinar, pode procurar a escola, para fazer a doação.
Para doações a ETEC- Escola Técnica Estadual Antonio Devisate atende no fone 14-34335467 ou no endereço Avenida Castro Alves, nº 62.