Participação da FETEPS – 2015 como projeto destaque em Ação Social

O Projeto de reciclagem tecnológica tem como objetivo receber e reciclar equipamentos de informática. Os equipamentos recebidos serão reciclados permitindo a sua reutilização, e doados a população carente o que possibilitará a inclusão digital e social destes indivíduos.

Outra preocupação é o aspecto ambiental, pois estes equipamentos que estariam destinados a sucata e não forem reutilizados serão desmanufaturados e seus componentes terão a devida destinação de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, recentemente sancionada. A lei se refere a todo tipo de resíduo: doméstico, industrial, construção civil, eletroeletrônico, lâmpadas de vapores mercuriais, agrosilvopastoril, da área de saúde, perigosos, etc., fazendo a distinção entre resíduo, lixo que pode ser reaproveitado ou reciclado e rejeito o que não é passível de reaproveitamento.

Esse projeto, além de estar em consonância com os ideais de sustentabilidade, traz uma inovação para a cidade de Marilia e Região que tem quatro faculdades, sendo duas de Tecnologia, onde o descarte do lixo eletrônico, sobretudo equipamentos de informática, é um caso ainda com poucas soluções.

Atualmente, com a rápida evolução da tecnologia, muitos computadores em bom estado de conservação são descartados, transformando-se num grande problema: o destino deste resíduo.

Pensando nisso, professores e direção pretendem criar um espaço na ETEC, para reciclar os computadores e doar as instituições assistenciais de Marilia, a Comunidade Escolar da ETEC e a população que não tem acesso a esta tecnologia.