Lixo eletrônico é reciclado e vira computador em escola

Matéria publicada no Jornal Diário de Marília (14/05/2011)

Nove computadores foram montados pelos estudantes da Etec Antônio Devisate a partir de peças e equipamentos de informática que iriam para o lixo. Sucatas foram doadas para o colégio que, através das aulas práticas dos cursos técnicos em informática e em informática para internet, construíram novos micros.

Iniciativa é fruto do programa Reciclaetec (Reciclagem de Lixo Tecnológico e Eletrônico), realizado desde fevereiro.

Os equipamentos estão funcionando na biblioteca incluindo acesso à internet. “Em breve concluiremos a montagem de mais um computador”, afirma o professor Fábio Henrique Zanella Moura.

Ao todo são 400 estudantes envolvidos no programa, que visa retirar do lixo e da natureza monitores, gabinetes, placas mães, fontes, teclados e demais acessórios que podem ser reaproveitados.

Para Clodoaldo Campos da Silva, 40, aluno do curso de técnico em informática, a iniciativa tem objetivos múltiplos. “Além de ser ecologicamente correta, a gente aprende conceitos na prática durante a remontagem dos micros”, afirma.

Para a estudante Evelin Neri de Santana Marcolino, 16, o projeto ajuda a por em prática a teoria da sala de aula.

Para doação de equipamentos para o colégio estadual basta entrar em contato por email reciclaetec@etec.sp.gov.br ou ligar para o número (14) 3433-5274. A escola Antônio Devisate fica na avenida Castro Alves, nº 62.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>